sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conhecendo Melhor o Cubase 5 - #2






7. Criando uma pista de áudio e checando níveis de entrada

O processo é o mesmo usado para criar uma pista midi

Vá no menu 'Project' ---> Add track --> Audio 

*DICA: Você também pode clicar com o botão direito embaixo das outras pistas e escolher 'Add Audio Track' <-- Mais rápido!

Uma janela aparecerá perguntando se você quer uma pista Stereo ou Mono. Aqui nós vamos usar uma Mono.

Renomeie a pista de áudio que você criou para "Vocal" - vamos gravar qualquer bobagem com nossa voz aqui.

Para isso, temos que verificar se o INPUT - que é por onde o sinal entra - está correto. Dê uma olhada no painel de controle das pistas que fica à esquerda da tela:


Aqui no nosso caso, estamos usando o canal da esquerda (LEFT) como nosso Input. Você deve escolher o canal que corresponde a entrada de sua placa de som.

Você pode verificar se está chegando sinal clicando no 'botãzinho do falante' (monitor) da pista de áudio:


Repare nas barrinhas azuis, elas indicam o nível do sinal que está entrando. Essas barrinhas também
aparecem na barra de controle (F2), bem à direita. Uma barrinha para entrada Mono, duas barrinhas para Stereo.

Belezura, estamos prontos para gravar alguma coisa.


8. Gravando alguma coisa


Antes de apertar o REC, verifique se a pista está ativada para gravação. É o botão redondo que fica vermelho quando ativado:


Desative o Loop clicando no botão 'Cycle' (quando gravamos com o loop ativado, ao chegar ao fim da seleção o cursor volta para o começo, grava outro take e assim por diante - muito útil, mas não vamos usar agora)

Para que o Cubase pare a gravação exatamente no fim da seleção, vamos usar um recurso muito bacana chamado "Punch Out"

Clique logo embaixo da letra 'R' na barra de controle (F2) para ativá-lo.


Como você pode estar imaginando, se existe um Punch Out deve existir também um Punch
In. Sim, é verdade. o Punch In faz com que a gravação comece automatica e exatamente no início da seleção. Como aqui o começo da seleção coincide com o início do projeto, não haverá necessidade de solicitarmos seus serviços. Em todo caso, quando você quiser usar o punch in, é só cliar no quadradinho abaixo do "L"

'Rebobine a fita' clicando no botão "|<" e mande ver o REC • | ou use o atalho * (asterisco no teclado numérico) 

Se tudo certo, você deverá ver algo assim:


Maravilha verde. Que tal temperar esse vocal com alguns efeitos?


9. Inserindo efeitos numa pista de áudio


Efeitos são legais. Eu pessoalmente gosto muito daquele borboleta.
Pena que esse não podemos usar no Cubase, mas tudo bem, tem alguns outros da horinha também.

Então, vamos dar uma espiadela no painel de controle da pista, mais precisamente na seção 'Inserts'


Clique ali para abrir o painel de Inserts
Você verá então 8 slots, clique no primeiro e escolha, sei lá, um reverb, um chorus, você que manda.

Depois aperte barra de espaço para ouvir o resultado.

Para fazer alterações no efeito escolhido, é só clicar "e" que aparece na parte de cima do slot

Ao lado você tem outros 2 botões: um liga/desliga e um bypass - clique e veja o que eles fazem, caso você não saiba.


Inserts são muito importantes, já que permitem que você modifique o som em tempo real sem alterar o arquivo original, ou seja, é um processo não destrutivo. 

Experimente adicionar outros efeitos nos slots que estão livres. É legal, vai, experimenta, experimenta!

*IMPORTANTE: no Cubase você não pode inserir efeitos de audio diretamente numa pista MIDI, mas você pode sim inserir os benditos na pista do VST que está sendo controlado pela pista midi, sacou? 


10. Criando uma pista de efeitos usando SENDS


Já que falamos dos Inserts, temos que falar dos Sends também. Senão já viu, né? Um fica com ciúme do outro e é aquele bafão.

Sends nada mais são do que saídas adicionais que cada pista tem. Com eles você pode mandar o sinal de qualquer pista para outra e isso é muito útil quando queremos aplicar um mesmo efeito em pistas diferentes. 

Imagine que você tem 5 pistas que vão ser tratadas com o mesmo reverb. Usar Inserts para colocar um reverb em cada pista é uma solução porém, é uma solução tosquera. Além de pesar mais no processador não é nada prático, caso você precise modificar alguma coisa, terá que fazer a mesma modificação 5 vezes.

Então, o que fazer? E agora, quem poderá nos ajudar? "EU! SENDS Colorado!"

Sim, basta criar sends nas 5 pistas e enviar tudo para uma outra pista que, aí sim, terá um Reverb no Insert que afetará os sinais de todas as pistas. Captou? Sentiu? Realizou? Então tá, dá uma olhada aqui pra ver onde eles ficam:


Clicando ali você verá também 8 slots de Sends. Clique em qualquer um para escolher para qual pista você quer enviar o sinal. No Cubase você só pode enviar os Sends para pistas de efeitos

Para criar uma pista de efeitos, é aquela velha história de sempre:

Vá no menu Project ---> Add Track ---> Fx Channel | ou clique com o botão direito embaixo eas pistas e escolha "Add Fx Channel"

Escolha o efeito que você quer que a pista tenha e pronto, ela já vai aparecer como uma opção de para o envio de Sends.


No painel dos Sends você tem um botão liga/desliga e um controle de volume para você controlar quanto do sinal deve ir para o canal de efeitos.

Para alterar os efeitos, é só alterar os Inserts da pista de efeitos. Facim, facim.


11. Automação - olha mamãe, sem as mãos!

Chegou a hora de falar de automação e agora temos que falar também sobre responsabilidades, já que automação é um lance muito poderoso e, você sabe, grandes poderes trazem grandes responsabilidades, já dizia o tio Ben.

Com automação nós podemos programar como os parâmetros vão se comportar durante a música - o que é muito fera e fundamental também.

Vamos supor que você tenha um reverb na voz e queira que no refrão ele seja desligado, ou uma distorção na guitarra que deve ficar mais suja na última parte da música, ou simplesmente criar um fade-in no começo de sua (samba)canção.

Tudo isso e muito mais pode ser feito facilmente com automação. 

Como exemplo aqui, vamos fazer uma coisa bem simples: um fade-out na voz que gravamos.

Clique com o botão direito na pista 'Vocal' e escolha 'Show Automation'

*OBS: No Cubase SX tem um pequeno sinal de '+' em um dos cantos das pistas e você pode clicar ali para abrir a parte de automação. Nessa versão que estamos usando parece que o '+' caiu fora da brincadeira. Mas, não dá nada.


Para ativar a automação, clique no "R" (de Read) que ficará verdinho quando ativado. Isso diz à pista que ela deve ler a automação e permite que você faça alterações no seu comportamento.

No campo onde diz 'Volume' você escolhe qual parâmetro você quer programar. Outras opções estão disponíveis como PAN, controle de inserts, sends etc

Pra quem não sabe, um fade-out nada mais é do que uma redução gradual do volume até o silêncio . Pois bem, a curva que nós criamos ali vai fazer exatamente isso.

E é isso. Dá pra imaginar as possibilidades? Espero que sim, porque não vamos falar de todas, né, tenha dó, pô.


12. Mixer

E pra quem estava se perguntando: Mas e o mixer? Chegou sua vez, my friend. É dele que vamos falar agora.

Aqui no nosso exemplo nós temos apenas algumas poucas pistas, mas durante uma música de verdade a coisa muda de figura e se você não tiver um bom mixer para gerenciar tudo, o desespero chegará até você, não tenha dúvida.

Aperte F3 para conhecer esse malungo.


Bom, não tem muito segredo agora. Você tem um controle de volume para cada pista, botões de mute, solo, controle de PAN e mais várias outras informações que não vamos detalhar aqui, afinal isso é só uma matéria, não um ensaio sobre a cegueira.

Mas fique tranquilo, não é nada que uma fuçadinha básica não resolva.

13. Renderizando sua obra prima

Depois que você tiver satisfeito com sua obra super sônica é hora de renderizar tudo isso, exportar para um único arquivo ou, às vezes, para vários, sei lá.

Antes de mais nada, verifique se a seleção está englobando toda sua música.

Para alterar a seleção você pode:

CNTRL + Click em cima da régua - para definir o marcador da esquerda

ALT + Click em cima da régua - para definir o marcador da direita

*DICA: se por acaso você inverter as bolas e deixar o marcador da esquerda na direita, por exemplo, o espaço entre eles ficará vermelho ao invés de azul.

OU ainda: selecione as partes e aperte "P" para mover os marcadores exatamente para os limites das partes selecionadas

Feito isso, vá no menu 'File' ---> 'Export' ---> 'Audio Mixdown'

Escolha as opções que mais lhe agradarem, aquelas que forem mais legais com você, que te oferecerem bolo e groselha e clique em OK.

É isso ae Campeão!

Assim chegamos ao fim de mais um matéria tri mega ultra duper master informativa e descolada. Esperamos que você tenha se divertido e aprendido alguma coisa também.

Isso não é tudo sobre o Cubase mas com certeza é um ótimo começo! 

Fonte: Audio Brasil
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